Psicoterapia pra quê?
- gabrielibguilherme
- 5 de set. de 2024
- 2 min de leitura

Atualmente, a psicoterapia vem ganhando cada vez mais espaço na sociedade e isso se deve aos avanços significativos na conscientização e conhecimento sobre saúde mental como um todo. Mas nem sempre foi assim...
Em um passado recente, fazer terapia era um tabu, pois tinha-se a saúde mental atrelada à loucura ou a fraqueza. Mesmo com tanta informação, ainda nos dias de hoje, vemos pessoas propagarem uma percepção errônea de que “a psicoterapia é para quem está com algum problema”, sendo importante a desmitificação desse conceito.
Então, para quem é a psicoterapia e qual seu objetivo?
A psicoterapia é para qualquer pessoa que tenha a intenção de trabalhar algo em si. São vários os motivos que levam o sujeito a buscar por psicoterapia, visto que ela auxilia na lida de uma ampla gama de questões de ordem mental. Sofrimento psíquico, desordem emocional, auxilio no tratamento de transtornos psiquiátricos, autoconhecimento, ressignificação de traumas, lida de sentimentos e emoções, e o desejo por autocuidado são alguns dos fatores que motivam a busca pelo processo psicoterapêutico.
Existem diversas vertentes ou abordagens terapêuticas, o que possibilita ao paciente escolher a que melhor lhe cabe ou se sinta confortável. A psicoterapia envolve métodos e técnicas que permitem ao desenvolvimento de ferramentas para melhor lida das questões emocionais, com foco na exploração e ampliação psíquica dentro de um ambiente seguro ao indivíduo.
Disseminar conhecimentos e informações fundamentadas acerca da psicoterapia é de grande importância para quebrar paradigmas. Ao promover uma compreensão mais ampla e precisa do que é a psicoterapia, de como ela funciona, e de quem pode se beneficiar dela, podemos desafiar mitos e preconceitos, facilitando o acesso das pessoas ao tratamento.
Então, se você estiver pensando em iniciar um processo psicoterapêutico e tiver dúvidas com relação à isso, procure um profissional capacitado para esclarecimento e tenha sua saúde mental como prioridade.


